segunda-feira, 6 de agosto de 2012

IDH: Índice de desenvolvimento humano!



É uma medida comparativa pra classificar municipios pelo seu grau de desenvolvimento humano, é para separar cidades desenvolvidas, em desenvolvimento e subdesenvolvidas. A estatística é composta a partir dos dados de  expectativa de vida ao nascer, educação, PIB percapito recolhidos a nível nacional pelo IBGE.
Os muncipios paraenses estão abaixo da média nacional. Os mais bem posicionados são:
1.      Belém (0,81)
2.      Ananideua (0,78)
3.      Curuçá (0,78)
4.      Barcarena (0,77)
5.      Tucuruí (0,76)
6.      Novo Progresso (0,76)
7.      Almerim (0,75)
8.      Santarém (0,75)
9.      Castanhal (0,75)
10.  Tucurumã (0,75)
11.  Altamira (0,75)
12.  Xinguara (0,75)
13.  Parauapebas (0,74)
14.  Redenção (0,74)
15.  Salinópolis (0,74)
16.  Capanema (0,73)
17.  Sapucaia (0,73)

Dentre os piores se destacam os que se localizam na ilha de Marajó, e algumas cidades no oeste do Pará entre eles a nossa amada cidade Trairão 0,65, dados fornecidos pelo IBGE e no site  da CNM – Confederação Nacional dos Municípios.
Dados vergonhosos já que são totalmente baseado na EDUCAÇÃO, EXPECTATIVA DE VIDA AO NASCER E PIB PER CAPITO, esse dado só vem pra mostrar para a população que o nosso blog não aumenta, nem tenta mudar a realidade dos fatos, dinheiro pra mudar a nossa realidade atual, já vimos que o governo federal tem repassado ao município, e o que tem sido feito dele? Resta alguma dúvida de que alguns estão enriquecendo à custa do nosso dinheiro e de forma ilícita?
Difícil de acreditar, dolorido ver que algumas escolhas erradas comprometeu os 20 vinte  anos de nosso município  agora é tentar acreditar e não perdemos as nossas esperanças. A pergunta é em quem acreditar esta tão complicado reverter essa situação deplorável em que se encontra nossa cidade.
Alguns leitores tem emitido suas crítica a este blog e todos comentários são publicados na integra. Mas insistimos em fazer o nosso papel de imprensa com ética e sem vícios, este blog é público e estará sempre a disposição da população. Entendemos as pessoas que criticam nos certamente deve esta muito bom a cada um de vocês. Parabéns! Mas a pergunta que não se cala é: e para o resto da população?
Em breve levantaremos uma enquete sobre essa questão!

Mais informações sobre o nosso IDH acessem o site: http://www.cnm.org.br/

3 comentários:

  1. É continuar para não parar, parar oquê ?? Não temos educação, lazer saúde tem hora para ficar doente se não for o horário certo o médico de plantão não vem atender o paciente que tem que ser muito paciente para esperar. Precisamos de gente apaixonada pelo que faz, pela cidade, que queira transformar Trairão. Seriedade.

    ResponderExcluir
  2. é para não parar de vivermos na lama e na poeira , só de for , estou a 1 ano nesta cidade e tudo aqui é uma porcaria,só estou aq porq é o jeito, mas é uma vergonha morar nesta cidade, as pessoas que vem de fora não param nem pra dormir...
    culpa de quem???? por ser um municipio pequeno a administração deveria cuidar melhor....

    ResponderExcluir
  3. Pior que é verdade tem cidade no sul menor que esta, mais nova de emancipação e com renda menor e dá de 10 á 0 nesta quando se quer, se faz.

    ResponderExcluir